"Profundamente emocionada": Maria Gildete relembra criação da Casa da Amizade e origem do Clube das Idosas em Caicó
Postado em: 08 de Agosto de 2025 por Rotary Club de Caicó
Em um momento de grande emoção e memória afetiva, a rotariana Maria Gildete, uma das fundadoras da Casa da Amizade de Caicó, compartilhou sua história com o público presente na posse da nova presidente da instituição, Bruna Medeiros, realizada nesta quinta-feira (07).
"Estou profundamente emocionada e muito feliz por esse clube", declarou Gildete, ao relembrar os primeiros passos do que viria a ser o Clube das Idosas — hoje Grupo Idosos em Ação — iniciativa que nasceu há cerca de 40 anos, fruto de um seminário promovido pela LBA. Na época, a proposta era descentralizar o cuidado com idosos, levando as atividades para fora dos abrigos e estimulando a convivência social em grupo.
A partir desse seminário, Gildete, junto a outras mulheres da comunidade e com apoio do Padre Antenor, iniciou as reuniões no salão do Coração de Jesus. Com o tempo, a Casa da Amizade tornou-se o espaço oficial das atividades, possibilitando inclusive a formalização de convênios e ampliação das ações. “A Casa da Amizade tinha toda a documentação organizada, o que nos permitiu conseguir apoio institucional para o grupo”, explicou.
Gildete também destacou a importância de Calú Cazé, a quem convidou para integrar o projeto ainda nos primeiros anos. “Tive que sair, mas Calú até hoje continua com o clube”, disse, em tom de gratidão e reconhecimento.
A fala de Maria Gildete foi recebida com carinho e respeito, lembrando a todos da força das mulheres que, com visão e dedicação, ajudaram a construir um dos espaços mais importantes de convivência e inclusão da terceira idade em Caicó.






