DIA INTERNACIONAL DA MULHER - 08.03
Somente em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 08/03 como o Dia Internacional da Mulher, para celebrar e reconhecer as conquistas sociais, políticas e culturais das mulheres. A data também é uma oportunidade de chamar atenção para a necessidade de acelerar movimentos em direção à igualdade de direitos e de condições em relação aos homens.
Mas desde o final do século XIX organizações femininas oriundas de movimentos operários já protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos, reinvidicando redução das jornadas exaustivas de trabalho, melhoria de salários e fim do trabalho infantil, práticas comuns na época, auge da Revolução Industrial.
Portanto, já tivemos um longo caminho de lutas, percorrido por várias gerações de mulheres, na busca por igualdade de tratamento.
Em Rotary, a admissão de mulheres só veio a ser acatada a partir de 1989, após diversas tentativas em votações do Conselho de Legislação. As mulheres ainda são menos de 30% do quadro associativo do Rotary no mundo - uma meta instituída na gestão 2020-21 e que até agora não alcançamos. No Distrito 4500, porém, as mulheres compõem 33% do quadro associativo, atualmente.
Já que a primeira mulher presidente do Rotary International, Jennifer Jones, nos convida a Imaginar o Rotary, aproveitamos o momento para imaginar uma maior igualdade de gênero em nosso quadro associativo, onde as companheiras sejam também alçadas a posições de liderança em seus clubes e distritos. Certamente, nossa instituição só tem a ganhar em capacidade produtiva e dedicação ao servir, além de cumprir o importante papel de inspirar a nossa juventude, formando a base que permitirá às nossas meninas alcançarem patamares ainda mais altos no futuro.
Nesta data inspiradora, esperamos que todos os rotarianos e rotarianas possam um dia olhar para trás e ver o quanto contribuíram, unindo-se às gerações passadas, que iniciaram sua luta ainda no século XIX, para o alcance de uma sociedade mais equitativa e justa.






