Visita RC JOÃO PESSOA – 30/11/2023

Os associados do RC João Pessoa receberam o Governador Miranda e sua esposa, no dia 30 de novembro, com uma visita à Escola Rotary que hoje passa por uma reforma e utiliza o prédio onde antes funcionava a Casq da Amizade. Seguiram depois para o Centro Helena Holanda, espaço dedicado a pessoas com necessidades especiais físicas e mentais. A instituição não cuida apenas de minimizar os efeitos decorrentes das deficiências, mas, principalmente, do bem estar daqueles que lá são atendidos. Um grupo de dança composto de pessoas idosas e com necessidades especiais apresentou-se encantando e emocionando os que assistiam. Depois da apresentação a Sra Helena convidou-os para uma conversa sobre o Centro quando foram colocadas todas as dificuldades e carências da instituição. O presidente, Guilherme, e demais associados presentes, falaram do interesse do clube em trabalhar para a instituição. Estão dispostos a apresentar projeto de subsídio global, no próximo ano rotário, com objetivo de adquirir novos equipamentos de fisioterapia e fonoaudiologia.

Após o almoço, o casal Governador foi recebido na sede do clube para a reunião técnica. Participaram da reunião o conselho diretor entre outros associados do clube. Sobre ações sociais, o Governador elogia a atuação do clube que atua fortemente em duas instituições e, esporadicamente, em outras. O Governador sugere o aluguel do prédio onde funciona a escola Rotary para a prefeitura e os associados estudarão o caso. Falando sobre NRDC, os associados disseram que a comunidade próxima trabalhava como NRDC, entretanto hoje não mais funciona. Vão pensar numa forma de viabilizar a recuperação do NRDC. Quanto ao companheirismo, o Governador sugere o que ele mesmo chama de “companheirismo inteligente “, quando os associados convidam pessoas não rotarianas para participar e conhecer o Rotary.

O Governador conta do sucesso dos companheirismos em Portugal e em Triunfo (PE). Falando sobre Fundação Rotária, Miranda lembra que para aquisição de Título Paul Harris, o distrito dispõe de 500 pontos para o rotariano que doar U$500 e explica como o clube pode conseguir recursos financeiros para as carências do Centro Helena Holanda utilizando a doação premiada, cujos talões já haviam sido distribuídos. Falando sobre a empresa cidadã, conta da experiência de sua empresa e como as empresas podem ser vistas como responsáveis sociais. Quanto a imagem pública, o presidente disse que o Rotary e suas ações precisam  ser conhecidos para serem valorizados. Junto com demais clubes de João Pessoa, realizaram ação contra a pólio, no dia 22/10, com objetivo de estimular a vacinação contra a poliomielite. O clube satélite também foi assunto da reunião e o Governador explica sobre as vantagens dessa modalidade. Vão fazer um Ryla e dizem que o Rotaract está desativado, o que pretendem reativar.

À noite em jantar de companheirismo, com a presença de rotarianos do clube e do RC João Pessoa Manaíra, tomou posse um novo associado.

Fotos

Localizar site dos clubes