Palestra realizada sobre ANSIEDADE, com o título: SABE O QUE É FRESCURA? A DOR QUE NÃO É SUA! ANSIEDADE – A “FRESCURA” QUE SE TORNOU O MAL DO SÉCULO

por Rotary Club do Recife-Largo da Paz

A palestra realizada pelas neuropsicólogas Fabiana Melo e Débora Alcoforado contou com bom público e trouxe informações relevantes sobre o mal do século.  

As palestrantes deram início ao momento com uma dinâmica: Qual o seu maior medo? 

Foram distribuídos cartões para viabilizar que todos colocassem suas respostas. Após alguns momentos, algumas respostas foram sorteadas e lidas para os participantes.

A ideia de que o pensamento excessivo é o que nos paralisa foi falada. Medo de morrer, medo de ficar doente, medo de perder a autonomia.

Há a ansiedade saudável e a ansiedade patológica.

Medo é assim como “o cachorrinho que sobe as escadas” pela primeira vez, como comparou a Dra. Fabiana Melo.

Medo que nos paralisa. Falta de alguém. O que não se pode permitir é que o medo nos impeça de sair ou de fazer algo. Problema é quando o medo nos paralisa.

Medo de não realizar meus sonhos, esse medo diz muito sobre a finitude. Medo de não ter tempo.

O que faço para fazer com que eu chegue nos meus objetivos.

Principais tipos de ansiedade:

  • Pânico;
  • Fobia Social;
  • Ansiedade generalizada;
  • Ansiedade de separação.

Na ansiedade generalizada, a pessoa olha tudo de forma mais negativa.

Na ansiedade de separação, a falta de autonomia existe.

Sintomas relevantes para serem considerados são:

1 - ataques de pânicos recorrentes e inesperados;

2 – preocupações excessivas e frequentes;

3 – dificuldade de concentração;

4 – irritabilidade;

5 – tensão muscular;

6 – alteração no sono e alimentação;

7 – falta de ar;

8 – taquicardia.

A terapia é feita para que as pessoas possam tomar conta dos pensamentos.

As formas do enfrentamento do medo podem ser realizadas de algumas maneiras. 

O lazer, a liberação da endorfina, os hormônios bons são muito importantes para o bem estar. Muitas vezes sentimos peso nas costas; alteração do sono e da alimentação.

O sono tem papel fundamental nos hormônios. Ansiedade faz com que a gente deixe de ouvir nosso corpo. Causa falta de ar.

Algumas causas da ansiedade podem ser: fatores ambientais, fatores psicológicos e a personalidade. Estão entrelaçadas as causas.

Há os ansiosos manipuladores, ansiosos que não sabem que são, e, os ansiosos isolados.

As estratégias de enfrentamento da ansiedade, as principais técnicas utilizadas no manejo. Mindfulness, técnicas de relaxamento, inspiração, respiração diafragmática, exercícios físicos, restruturação cognitiva, estabelecimento de rotinas e suporte social. Realização de caminhada acompanhada.

Essencial que se acompanhem o impacto e os prejuízos da ansiedade. Sinais indicativos para busca da ajuda devem ser analisados.

Procure ajude profissional sempre que necessário, essa foi a orientação final. As palestrantes divulgaram o programa que ajuda pacientes que é oferecido por elas intitulado "Psicoterapia para Todos". Atendimento a pessoas que não possuem recursos financeiros para arcar com o tratamento.

Ao final da palestra, alguns Companheiros fizeram perguntas interessantes e a nossa Presidente Ericka Costa agradeceu a participação de todos.

Fotos

Localizar site dos clubes