DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBTIQ+ 28.06
por Rotary Club de Natal-Reis Magos
Cansadas da violência policial e da marginalização, milhares de pessoas se reuniram em torno do Bar Stonewall, em Nova Iorque, para resistir.
Lideradas por Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera - travestis negra e latina - as manifestações de 28 de junho de 1969 marcaram o início de um movimento global por direitos, dignidade e respeito para a comunidade LGBTIQ+.
Mais de cinco décadas depois, o Dia Internacional do Orgulho LGBTIQ+, assinalado em 28 de junho, continua sendo um marco de memória, resistência e celebração.
A ONU, por meio de sua Estratégia para a Proteção contra a Violência e Discriminação de Pessoas LGBTIQ+, reforça seu compromisso com a criação de ambientes seguros, inclusivos e respeitosos - tanto interanmente quanto em suas ações globais. A estratégia reconhece que ainda há muito a ser feito: pessoas LGBTIQ+ seguem enfrentando exclusão, violência e violações de direitos em todo o mundo.
Neste 28 de junho, celebramos as conquistas, honramos as lutas e renovamos o compromisso com um futuro em que todas as pessoas possam viver com liberdade, segurança e orgulho, independente de quem sejam ou de quem amem.
Fonte: @onubrasil






