Morre Plácido Amaral: o torcedor do Náutico que era apaixonado pela Família, por Caicó, pela literatura de cordel e pela fisioterapia
Caicó está de luto com a morte do fisioterapeuta Plácido Ferreira do Amaral Júnior. Apesar de ter nascido em Natal e crescido em Olinda, Plácido que tinha 63 anos de idade veio morar em Caicó no ano de 1980, onde constituiu família casando-se com Rosy Gurgel, ex-gerente do Escritório Regional da Caern, e é pai de Gabriel e de Felipe, sogro de Narjara e avô de João Arthur. Fisioterapeuta por formação, Plácido que era torcedor do Náutico também amava a poesia.
Plácido estava internado em Natal há pelo menos 30 dias, e devido a complicações da Covid-19 não resistiu e faleceu na noite deste sábado (26). Fisioterapeuta por formação, Plácido prestou serviços em várias instituições como a APAE, Hospital do Seridó e Clínicas de Fisioterapia.
Outra paixão de Plácido era a poesia, principalmente a literatura de cordel, onde deixou várias obras como Adilson Costa e Plácido Amaral, dois poetas falando de saudade, a saudade em dose dupla; Dois poemas num folheto, no calor das eleições; A violência no Brasil numa análise em cordel; Mestre Sivuca, um gênio universal; O Massacre de Suzano numa crônica em cordel, Adão e Eva, o primeiro casal num cordel; Fausto e Caio, a amizade que a violência destruiu; 2020, um ano que não acabou; Covid-19: o ABC da pandemia, dentre outros.
A poesia lhe rendeu várias homenagens, uma delas a Medalha da Academia Jacarehyense de Letras. A medalha foi em virtude de sua participação no 11° Festival de Sonetos Chave de Ouro 2020, com o poema “Teus versos, Soneto”.
Em novembro de 2021 Plácido do Amaral assumiu a cadeira de número 03 na Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel, cadeira que era ocupada anteriormente pelo poeta João Gomes Sobrinho (Xexéu), cujo patrono é o folclorista Luiz da Câmara Cascudo.
Rotaryano desde 1998, Plácido também já ocupou a presidência do Rotary Club de Caicó (Distrito 4500), além de diversas outras funções no Clube.
Seu corpo está sendo velado desde as 7 horas deste domingo (27) no Centro de Velórios do Sempre em Natal, e o sepultamento acontecerá na tarde de hoje também na Capital do Estado.
Em nota a atual diretoria do Rotary Club de Caicó que tem como presidenta a Maria Veronica Maia Pereira externou seu profundo pesar pela morte do companheiro de clube.
Postado em 27 de Fevereiro de 2022 por Rotary Club de Caicó