Todas as Publicações dos Clubes

“Ser inspiração”: Reflexão Rotária exalta liderança e exemplo da Governadora Alice na abertura da Conferência da Alegria

A abertura da 56ª Conferência da Alegria do Rotary Distrito 4500, realizada nesta sexta-feira (23) no Garden Hotel, em Campina Grande/PB, foi marcada por um momento de profunda emoção e reconhecimento. A Reflexão Rotária, conduzida por Elequicina Maria dos Santos, Governadora do Distrito 4500 (gestão 2022-23), trouxe uma mensagem poderosa sobre o verdadeiro espírito rotariano. “Não quero falar dos 120 anos de Rotary, nem dos mais de 36 mil clubes espalhados pelo mundo. Quero falar da inspiração que está neste recinto”, disse Elequicina. Em sua fala, ela destacou que mais do que números e história, o Rotary é feito de pessoas que inspiram – como a atual governadora Alice Cavalcante Fernandes. “Ser inspiração como é a nossa presidente internacional Jennifer. Ser inspiração como é a nossa governadora”, declarou emocionada, arrancando aplausos do auditório lotado. O momento reforçou o tom de celebração e reconhecimento que marca o início da conferência, exaltando os valores de liderança, entusiasmo e coerência que permeiam o serviço voluntário no Rotary.

"Aqui no Rotary a exceção virou regra", diz Desembargadora Fátima Maranhão sobre igualdade de gênero no Rotary

A primeira palestra da 56ª Conferência da Alegria do Rotary Distrito 4500, realizada nesta sexta-feira (23) no Garden Hotel, em Campina Grande, foi ministrada pela desembargadora paraibana Fátima Maranhão. Presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Judiciário, ela abordou o tema “A Evolução do Poder Feminino”, levantando reflexões sobre a baixa presença de mulheres em cargos de liderança no país. Fátima trouxe dados impactantes: embora as mulheres representem 52% da população brasileira, ocupam apenas 25,6% dos cargos de comando e apenas 18% nos tribunais superiores. “Nosso desafio é tornar o gênero feminino visível no poder. Não lutamos apenas pelo sexo biológico, mas pela equidade de gênero”, afirmou. Ao elogiar o ambiente rotário, a magistrada se disse tocada pelo que viu: “Saio daqui feliz porque aqui a exceção virou regra. Há uma igualdade fraterna entre mulheres e homens que é bonita de se ver. Isso não acontece com frequência no mundo jurídico, na política, nem na sociedade”. A palestra foi marcada por falas potentes sobre o papel das instituições na construção de uma cultura de equidade e respeito às identidades. Fátima defendeu ainda políticas públicas e decisões judiciais sensíveis à questão de gênero: “Hoje já se reconhece, por exemplo, o direito ao nome social no processo eleitoral. Isso é respeito à identidade de gênero”, explicou. O momento reforçou o compromisso do Rotary com a inclusão, o reconhecimento feminino e a promoção de valores de igualdade.

Representante de Rotary International destaca legado nordestino e calor humano do Distrito 4500 na abertura da 56ª Conferência da Alegria Creusa Pires

Na noite de abertura da 56ª Conferência da Alegria, realizada no Garden Hotel em Campina Grande, a representante oficial da presidente de Rotary International, Stephanie Urchick, emocionou os presentes com uma fala marcada por gratidão, afeto e esperança. Denise Vieira dos Santos, governadora 2017-2018 do Distrito 4751, falou em nome da presidência de Rotary International e destacou a alegria de retornar ao Distrito 4500, acompanhada do esposo Celso Gonçalves Alves. “Nem nos meus mais ricos pensamentos eu poderia imaginar regressar a este maravilhoso distrito, onde fizemos e ainda faremos tantos amigos”, afirmou. Com um tom pessoal e caloroso, Denise relembrou a diversidade cultural da região e citou nomes ilustres da Paraíba, como Ariano Suassuna, Augusto dos Anjos, Luiz Gonzaga e José Américo de Almeida, exaltando as raízes e riquezas do território que forma o Distrito 4500. Denise destacou ainda a importância dos rotarianos e das juventudes rotárias: “As maiores celebridades da nossa organização são cada um de vocês. Nossa gratidão por tudo que fazem em nome do Rotary.” Finalizando sua fala com um toque literário e de esperança, citou Ariano Suassuna: “O otimista é um tolo, o pessimista é um chato, bom mesmo é ser um realista esperançoso.” E concluiu dizendo que se sente, ela mesma, uma realista esperançosa, levando do evento inspiração e compromisso com os ideais rotarianos.

Sistema Globo de Comunicação da Paraíba é homenageado por compromisso com causas humanitárias durante 56ª Conferência da Alegria

Na noite desta sexta-feira (23), durante a programação da 56ª Conferência da Alegria Creusa Pires, o Sistema Globo de Comunicação da Paraíba foi a primeira instituição homenageada pelo Distrito 4500 de Rotary International, em reconhecimento à parceria constante com o Distrito e ao apoio às causas sociais promovidas pela organização. Representando a emissora, o jornalista Carlos Siqueira recebeu a comenda e destacou a sintonia entre os valores do Rotary e o compromisso do jornalismo com o bem coletivo. “Quando eu escuto falar numa organização que tem como princípio fundamental fazer o bem, como não a Rede Paraíba estar atrelada ao Rotary? É raro, hoje em dia, encontrar uma organização que se preocupa tanto com o próximo”, declarou. Siqueira ainda ressaltou a importância da inclusão da mulher na sociedade, citando a fala da Desembargadora Fátima Bezerra Maranhão. Ele afirmou que os dados apresentados pela palestrante o inspiraram a refletir sobre a atuação da mídia na promoção da equidade de gênero. “As mulheres têm um papel preponderante na sociedade. Me emociona saber que, na nossa empresa, temos lideranças como Tatiana Ramos, nossa gerente de conteúdo, com esse compromisso de apoiar causas tão importantes quanto as do Rotary.” Ao final, o jornalista reforçou que o jornalismo de qualidade da Rede Paraíba de Comunicação seguirá à disposição para ampliar e ecoar as iniciativas transformadoras da família rotária.

Suelen Sanara destaca apoio do Rotary Club de Caicó ao projeto de capoeira Ginga Neném

Durante a reunião desta quarta-feira (21), o Rotary Club de Caicó realizou a entrega de fardamentos ao grupo de capoeira Ginga Neném, beneficiando 57 crianças com camisetas e calças para a prática da atividade. A ação foi possível graças a um subsídio distrital da Fundação Rotária. Suelen Sanara, diretora da Comissão de Projetos Humanitários do clube, ressaltou a importância do apoio à iniciativa: “O apoio do Rotary é uma forma de reconhecer e valorizar esse trabalho grandioso que transforma vidas.” A proposta do projeto partiu do rotariano João Alves e foi prontamente acolhida por todos os associados do clube.

por

Localizar site dos clubes