Todas as Publicações dos Clubes

Distrito 4500 ganha novo clube: realizada a reunião de fundação do Rotary Club Satélite de João Pessoa-Brejo

O Distrito 4500 de Rotary International celebrou, neste domingo (13), a reunião de fundação de mais um clube: o Rotary Club Satélite de João Pessoa-Brejo, com sede em Bananeiras (PB). O encontro aconteceu em clima de entusiasmo e engajamento rotário, marcando um novo capítulo para a atuação do Rotary na região do Brejo paraibano. “Ver uma nova comunidade abraçando os ideais do Rotary, com ética, compromisso e solidariedade, nos enche de esperança e reforça nossa missão de transformar vidas. O Rotary Club Satélite de João Pessoa-Brejo agora faz parte dessa grande engrenagem do bem, e estamos muito felizes com esse passo”, destacou Alice Cavalcante, Governadora do Distrito 4500. Entre os destaques da programação, a reflexão rotária conduzida por Erika Wendelly trouxe inspirações baseadas no legado de Paul Harris, fundador do Rotary, e na Prova Quádrupla, um dos pilares éticos da organização. “Celebrar 92 anos do nosso clube com a fundação de um novo é reafirmar que o Rotary continua vivo, relevante e transformador”, pontuou Breno Bandeira, presidente do Rotary Club de João Pessoa, ao qual o novo clube está vinculado. Mônica Miro, presidente da Comissão Distrital de DQA, abordou o processo de fundação de novos clubes, destacando a importância da expansão rotária para alcançar mais comunidades e tambem exibiu um vídeo institucional do DQA (Desenvolvimento do Quadro Associativo). Em seguida, Valquíria Braga apresentou as etapas que estão sendo seguidas para a formalização do clube, cuja documentação será agora enviada ao Rotary International para reconhecimento oficial. A reunião contou ainda com a fala inspiradora de Luciano Menezes, presidente eleito do Rotary Club Satélite de João Pessoa-Brejo, que expressou o entusiasmo e o compromisso dos futuros associados com as causas humanitárias do Rotary. O novo clube nasce com a proposta de fortalecer ações sociais na cidade de Bananeiras e em seu entorno, promovendo projetos de impacto especialmente nas áreas de saúde, educação, paz e desenvolvimento comunitário.

Distrito 4500 celebra nova Major Donor: Francinette de Luna Máximo é homenageada por contribuição à Fundação Rotária

O Distrito 4500 de Rotary International acaba de celebrar um importante reconhecimento: a rotariana Francinette de Luna Máximo, do Rotary Club de João Pessoa-Sul, tornou-se oficialmente Major Donor da Fundação Rotária. Com mais de 20 anos de dedicação ao Rotary, Francinette passa a integrar o seleto grupo de 32 rotarianos do Distrito que alcançaram esse título, sendo 21 de Nível I, 7 de Nível II e 3 de Nível III. O título de Major Donor é concedido àqueles que realizam doações significativas à Fundação Rotária, entidade que financia projetos humanitários, educacionais e de saúde em todo o mundo. O reconhecimento a Francinette destaca não apenas sua generosidade, mas também seu compromisso com os ideais de servir e transformar vidas. A importância do título vai além do valor financeiro: ser um Major Donor significa estar profundamente comprometido com o ideal rotário de "Dar de Si Antes de Pensar em Si", contribuindo diretamente para causas como erradicação da pólio, acesso à água potável, educação, saúde e desenvolvimento comunitário ao redor do mundo.

MÃOS SOLIDÁRIAS - 3ª ENTREGA DE PRÓTESE - APODI/RN

No dia 10/04 aconteceu a entrega da 3ª prótese do projeto Mãos Solidárias, na cidade de Apodi, com a parceria do Rotary Club de Mossoró e do Interact Club de Melancias.    A Governadora 2022-23 Elequicina Santos e seu esposo, Marcus Santos, compareceram, representando nosso clube.    O beneficiário, João, estava muito ansioso para receber a prótese, sentindo-se animado com a possibilidade de expandir suas limitações. Foram feitos todos os testes de movimento, para os quais João correspondeu. Ficou muito emocionado com o uso da prótese.     Os companheiros do Rotary Club de Mossoró farão o acompanhamento da adaptação.    O programa MÃOS SOLIDÁRIAS consiste na doação de próteses de mãos para pessoas que tiveram as suas amputadas ou que nasceram com deficiência. Essas próteses são produzidas nos Estados Unidos pela Organização Não Governamental LN4 Hand Foundation e enviadas a todo o mundo por meio do Rotary International. No Brasil, os Rotary Clubs de Maringá, no estado do Paraná, são responsáveis pela coordenação e distribuição do material para o restante do país. Lá, o programa faz parte do projeto permanente denominado “Mobilidade para Todos”. Para receber a prótese é preciso fazer o cadastro no site:   https://maos.mobilidadeparatodos.org/   A partir do cadastro, os Rotary Clubs de Maringá receberão a prótese e encaminharão pelos Correios aos Rotary Clubs mais próximos dos beneficiários, os quais se responsabilizam pela entrega e acompanhamento.  O programa segue recebendo inscrições. E o Rotary Club de Natal-Reis Magos está à disposição para colaborar na entrega das próteses no estado do RN. Juntos, nós conectamos. Somos Rotary. Somos Pessoas Em Ação.

por

GOVERNADORA D4500 2022-23 ELEQUICINA SANTOS É HOMENAGEADA NO 1º ENAME (Encontro Nacional das Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências)

Nos dias 13 e 14 de março de 2025, aconteceu em Vitória-ES um evento histórico para as mulheres das áreas tecnológicas! O ENAME reuniu mais de 700 participantes para debater desafios, oportunidades e fortalecer a representatividade feminina na engenharia, agronomia e geociências.   📢 Destaques do evento: ✅ Palestras e painéis inspiradores ✅ Workshops e atividades interativas ✅ Networking e fortalecimento de lideranças femininas ✅ Troca de experiências para impulsionar a equidade no setor   👩‍🔧 Realização: FAMEAG – Federação de Associações de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências   👩‍💻 Co-realização: AMEAG-SP – Associação de Mulheres da Engenharia, Agronomia e Geociências de São Paulo SEE – Sociedade Espírito-Santense de Engenharia AFEAG-ES – Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Espírito Santo     Palavras da Governadora Elequicina:   "Receber o prêmio da FAMEAG em reconhecimento à minha trajetória na engenharia foi um dos momentos mais especiais da minha vida. Ao segurar essa honraria em minhas mãos, um filme passou pela minha mente: a menina de Melancias que, com determinação, enfrentou desafios, rompeu barreiras e construiu sua história em uma profissão predominantemente masculina.    Ser engenheira sempre foi mais do que um ofício para mim. É um propósito, um compromisso com a sociedade, um instrumento de transformação. Ao longo dos anos aprendi que, com coragem e dedicação, podemos abrir caminhos e inspirar outras mulheres a ocuparem seu espaço na engenharia e em qualquer área que desejarem.   Quero expressar minha imensa gratidão à APEAG (Associação Paraibana de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas), na pessoa de sua presidente, minha querida amiga Carmem Eleonora, que teve a sensibilidade de indicar meu nome para esta honraria.    (...)    A engenharia mudou minha vida, e eu sigo firme no compromisso de retribuir tudo o que aprendi, inspirando e incentivando novas gerações. De Melancias para o Mundo, sempre com orgulho e gratidão."  

por

Localizar site dos clubes